samedi 25 février 2012

Transparência efêmera


Se em meados de fevereiro o termometro do meu terraço marca 14 graus, uau. Vem aquela sensaçao que a primavera quer chegar, retomar o seu lugar. Vontade de fazer a conhecida Faxina de Primavera...
Decidi tirar a tela invernal dos gerânios, coitados, eles ja ficaram quase dois meses envelopados nesse TNT, sem agua nem luz, hibernando no quentinho, escapando do negativo que invadiram as madrugadas. Estavam envergados, como se precisassem se espreguiçar.
O Brinco de Princesa que estava na secura dentro de casa foi respirar o ar puro la de fora; assim como a Laranjeira de apartamento que ja revela alguns frutos aparecendo timidamente, e tenho certeza que agora esta bem contente.
Recolhi o que restara do pobre manjericao, enquanto o Iago regava pouco à pouco os vasos todos, mesmo as floreiras vazias... acho que ele tinha a esperança que surgisse algum brotinho novo.
Depois dos cinco minutos com as plantas, ja com as unhas sujas de terra, bateu aquela vontade de limpar os vidros, coisa rara que a gente tem que aproveitar quando vem... o céu estava de um azul tranquilo, e as nuvens ja roseando com o pôr do sol, pediam pra serem bem vistos, admirados.
Esponja, detergente, de pé sobre a pia, me sentia um limpador de parabrisas dos farois paulistanos, procurando a transparência maxima no exercicio da funçao.
Eu tenho a teoria de que depois de uma certa quantidade de sujeira, nao pode ficar pior. E é verdade, tanto faz dois ou seis meses sem poder ver nitidamente o horizonte parisiense, a sujeira se instala num piscar de olhos, a transparência absoluta é efêmera.
A transparência é algo sutil, dificil de alcançar, exige esforço, paciência, perseverança e abandono - pois a gente sabe que nao vai durar, a poeira esta so esperando você terminar pra ela se repousar novamente, comodamente.
Na satisfaçao perene do olhar solto pela transparência absoluta da minha janela da cozinha, constatei que o esforço valera a pena, que é preciso exercê-lo mais, mesmo que instantes depois, tudo volte a ser como antes.

Aucun commentaire: