lundi 2 mars 2009

Reencontros e despedidas



Despedida é sempre aquela coisa, da um no na garganta, uma vontade de chorar, de agarrar aquele que esta indo embora e abraçar, abraçar, abraçar ! Agradecimentos, desejos de boa viagem e aquele clima esquisito e silencioso em casa apos a partida. Foi assim também com a Silvia, o Fernando, o Guto e a Lila. E como nevava naquela manha de segunda feira…
La pelas 15 horas, escrever um e-mail lindo, agradecendo e pedindo desculpa por qualquer coisa - eis que a resposta vem com um telefone a dali ha algumas horas : - Os voos foram cancelados !!! Você aceita a gente de volta ?!!!
E depois de terem passado o dia no aeroporto, la estavam eles de volta, de mala e cuia, no ja entao Lar Doce Lar deles também…Assei a segunda Gallette des Rois naquela noite. Ops, pausa para explicaçoes sobre o que é uma Galette des Rois :
Se trata de um bolo de massa folheada, com recheio de amêndoas moidas, manteiga e açucar, mais conhecido como frangipane. Tradicionalmente comido no dia de Reis, 06 de Janeiro, é envolvido de um ritual, que pelo que sei funciona assim : o mais novo da casa entra embaixo da mesa e, enquanto alguém parte o bolo em fatias, denomina para quem vai cada uma delas. Como o Iago ainda nao fala, nem tem discernimento de escolher para quem vai cada fatia da gallette (mesmo porque acho que ele, se pudesse, ficava com todas), Ariel sempre vai para baixo da mesa e elabora as mais incriveis estratégias para tentar ficar com a fève, a parte divertida da comilança toda. Essa fève é uma pequena peça de porcelana colocada dentro da gallette antes dela ser fechada. Assim, é recomendado muito cuidado e uma delicadeza francesa no comer para nao se quebrar um dente… aquele que receber a fève em seu pedaço é o Rei da noite. Ainda nao descobri as vantagens disso, mas o Ariel esta sempre pronto a tomar todas as medidas possiveis para ficar com elas, ja sabotou uma vez, ficando com o pedaço do Celio e criou a regra de que o rei tem direito a um pedido. Descobrimos naquela noite que o pedido da ultima gallette havia sido atendido, eles nao tinham conseguido ir embora… mistérios da vida e da força das crianças ! Apos idas e vindas, contabilizamos ao menos três gallettes compartilhadas e três reis distintos !
No dia de Reis, la foram os cavaleiros novamente ao Campo de Batalha em busca de um lugar no proximo voo para a Italia. Batalha terminada, mas nao completamente vencida - retornaram novamente com as malas, ja musculosos de carrega-las - mas animados com o voo marcado. Tao animados que tiveram pique ainda de ir à Paris espairecer, caminhar na Champs Elysées, dar mais uma espiadinha na Torre Eiffell e… fazer um jantar maravilhoso de despedida !
A Silvia, mae de todos, nos preparou um assado de carne de porco que desmanchava, acompanhados de batatas ao creme e arroz selvagem… um deslumbre ! E ainda brindamos, por mais esta noite, sabendo que as pequenas rasteiras do cotidiano nao devem abalar o astral de uma viagem tao intensa. Sera mais uma boa historia pra contar…
Por fim, la foram eles, destemidos, voar rumo à Italia - do charme parisiense às pedras romanas !
E ainda nos sonhos nos encontramos mais algumas vezes, sabendo que temos um futuro encontro em outro lugar…