dimanche 22 février 2009

Os prazeres da boa mesa e da boa companhia.







Receber os amigos é ao mesmo tempo agradavel e imprevisivel, ainda mais se eles se hospedarao em nossa casa por um tempo. Expectativas e questoes praticas surgem, sera que o colchao sera mole demais, ou a coberta muito quente; e se formar fila no unico banheiro ? Preparativos em ordem e a tentativa de prever os imprevistos. Eis que se seguem muitas surpresas enriquecedoras. Durante o mesmo periodo em que o Celio e a Marcia estiveram aqui em casa, durante as Festas de Natal e Ano Novo, recebemos uma querida familia, Fernando, Silvia, Guto e Lila. As crianças estudaram na Agora com os meninos, e o Guto vinha tantas vezes em casa que ja era mais um filho... Viemos para a França ha exatamente um ano, dia 21 de fevereiro de 2008, e a Silvia veio se despedir com as crianças e um bolo para que o Guto festejasse seu aniversario com os grandes amigos; quanta sensibilidade e carinho de mae !
Desde o momento em que chegaram, durante a viagem que fizemos aos Alpes, até as repetidas despedidas... pudemos compartilhar de momentos muito descontraidos e divertidos em torno de uma boa mesa.
Fernando tentava descobrir e se aventurar com algumas iguarias disponiveis no supermercado proximo a nossa casa : salmoes e trutas defumadas, seus molhos de acompanhamento, os queijos franceses, italianos (gorgonzola com mascarpone sobre uma fatia de maça Golden, unh !) e uma infinidade de tipos diferentes de salame e presuntos crus, mais curtidos, mais suaves... os quais fez questao de experimentar, um a um... Ele, se supria dessa fartura e nos, nos deixavamos levar pela sua companhia leve e divertida, recheada de um bom humor do "caipira refinado" mais gente boa que ja conheci. Toda a sua tranquilidade interiorana era sempre equilibrada pela gentileza cuidadora da matriarca da familia, Silvia, embelezando e poetisando cada pequeno instante que estivemos juntos. Momentos sempre regados à bons vinhos e à troca de conhecimento e contentamento.
E as crianças ? Sem contar o Iago, borboleteando e saculejando de colo em colo, fazendo batuque com as panelas, mesmo doentinho... nao poderiamos dizer que tinhamos cinco em casa !!! Os meninos, um tanto exageradamente mergulhados no hipnotico video-game e a Lila melhor entretida em seus livros; exagero compensado durante as aventuras na neve... Da relaçao de profunda amizade, o que é importante permanece, e o tempo nao apaga, nenhum tipo de mudança altera. Deu para ver, sentir, ouvir, curtir o amor amigo que existe entre eles.

Entre a mala amarela da Silvia, perdida pela Italia, e os "pitstops" que Fernando e Lila faziam no supermercado para alegrar a mesa com suas guloseimas, foram quase três semanas de intenso convivio.

Nossa festa Natalina nos Alpes também foi incrivelmente despojada e nao menos bem servida. Macarronadas de maes : Silvia nos preparou uma massa cujo molho tinha como base roquefort e pêra com creme de leite fresco e eu parti para o basico sucesso por aqui de bacon, cebolas e creme de leite fresco (derivado do prato Alsaciano Flammekueche)... E, brincando felizes , fizemos um Caça ao tesouro para as crianças, e elas fizeram o mesmo para nos. E cada enigma engraçado que surgia, a gente se divertia, e ria , ria, ria... sera que eles se lembram do enigma que a Silvia tinha que decifrar ? Cheiroso, colorido, comestivel e que faz bem para a saude ? So podia ser o Fernando ?!! Nao, protestaram as crianças, sao as frutas !!! Os prêmios ? Saquinhos de balas !



E com alegria, todos pudemos perceber e sentir o verdadeiro espirito de Natal : a celebraçao da vida, da uniao e do amor maior !

Aucun commentaire: