vendredi 13 février 2009

Sao Paulo pelos meus olhos


Escrevendo sobre o meu avo ha algum tempo atras, revivendo em minhas lembranças a memoria dele (texto no blog do Cicerone Brasil http://ciceronebrasil.blogspot.com/ no dia 29 de janeiro), identifiquei na minha historia o meu olhar particular de Sao Paulo : a Sao Paulo vista pelos meus olhos...

Depois de passar 11 anos na mesma escola em Cotia, SP, indo estudar a pe (de vestidao e chinelos no colegial), fui "apresentada" a uma Sao Paulo diferente da casa de minha avo e dos meus parentes da Lapa e da Pompeia.

Apresentaçao dessas meio sem cerimonia, na pressa caracteristica paulistana. Cai de paraquedas no Objetivo de Pinheiros, querendo estudar no meio da fumaceira do Vaticano(sala onde estudavam juntas Humanas, Exatas e Biologicas) - os alunos ainda podiam fumar na sala de aula !...

Indo de onibus para a Paulista assistir as aulas a tarde, passeando no MASP e comendo Mc Chiken... mal sabia que ainda ia zanzar muito por Sampa.

Entrei em Psico no Mackenzie e comecei a dar aulas de informatica. Das passadas pela Praça da Republica, tenho boas peças peruanas; do restaurante chines perto do Largo do Arouche, os melhores rolinhos primavera que ja comi. No onibus entre a Praça da Arvore e a Consolaçao, conseguia espiar entre os cochilos os pedestres da Paulista.

As segundas feiras, descia a rua Veridiana para pegar o metro Santa Cecilia, e la estava Sao Paulo diante dos meus olhos:o contraste numa so rua, predios elegantes de Higienopolis e as habitaçoes mais populares com a proximidade do centro, mais gente, mais vida...mesmo que corrida...

Tantas pessoas entraram e sairam da minha vida naquele tempo, umas que ainda mantenho contato, outras que nao tive mais noticia, mas todas relaçoes de aprendizado que tiveram razao de ser.


Mas tenho uma imagem, como uma foto preferida, daquela epoca... da rua Consolaçao vista do ponto de onibus que dava as costas para um muro do Mackenzie, sentido Centro-bairro. Gostava de olhar os outdoors nos predios espremidos naquela descida e suas luzes de neon, eles eram estranhamente um sopro de vida no entardecer caotico e barulhento que acontecia em volta. Aquela imagem era como uma brisa fresca, um consolo pelo cansaço de um longo dia, uma recompensa por aquele momento estar sendo vivido.

E de uma forma muito especial esta imagem ainda me alimenta ate hoje, pela experiencia vivida muitas vezes ao me deparar com ela, como se estivesse dentro de mim.

Certamente quem e paulistano ou vive em Sao Paulo tem tambem a sua "foto", e mantem de alguma forma uma relaçao com ela. Vasculhe suas lembranças e compartilhe...se quiser, aqui mesmo nos comentarios...

Aucun commentaire: