samedi 5 mai 2012

Lasagne végétarienne au tofu


Uma receita de uma revista de gastronomia da Adriana me interessou bastante. Pela foto ela parecia bem suculenta, e nao é que com minha adaptaçao ela ficou melhor do que eu imaginava.
Voilà entao a minha versao, à pedidos dos mais descrentes e dos vegetarianos interessados :

Ingredientes para 2 pessoas (com direito à "restô d'onté" pro dia seguinte, rs)
- 400 gramas de tofu firme
- Folhas de lasanha pré cozidas, eu usei Barilla (quantidade suficiente para a fôrma escolhida até o recheio acabar)
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 4 tomates maduros
- 150 gramas de champignon de Paris
- 1 bela cebola
- 1 dente de alho
- 6 folhas médias de mangericao fresco, picados ou inteiros
- Queijo parmesao para gratinar
- 1 colher de sopa de shoyu
- Pimenta reino e sal

Para o molho bechamel :
- 500 ml de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres rasas de farinha de trigo
- Noz moscada
- Sal e pimenta

Antes de tudo, deixo todos os ingredientes preparados para irem ao fogo. E muito mais facil e organizado na hora do preparo.
Picar a cebola em cubos e o alho bem miudinho. Despelar o tomate. Metodo que aprendi com Seu Ari, passo a faca em cruz dividindo o tomate em quatro partes e depois o deixo pelo menos um minuto de molho em agua fervida. Depois fica facil de tirar a casca. Pica-lo em cubos.
Lavar e cortar o champignon em lamelas e por fim, esmiuçar o tofu com os dedos.
Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar o tomate picado e deixar desmanchar em fogo brando, com a panela destampada. Quando o tomate estiver desmanchado, acrescentar o champignon, e quando estiver cozido, o tofu e o shoyu. Depois de 3 minutos, jogar as folhas de mangericao, verificar o sal e colocar pimenta do reino moida na hora, se gostar. Desligar o fogo. Reservar tampado enquanto prepara o bechamel.
Pre- aquecer o forno à 180 graus.
Para preparar o bechamel, derreta a manteiga e rapidamente acrescente a farinha de trigo, mexendo sem parar até que fique amarronzada. Va colocando o leite e continue mexendo para nao empelotar. Quando o molho estiver cremoso apague, salgue e coloque uma pitada de noz moscada, se possivel ralada na hora.
Ai é so montar ! Lembrando que a massa da lasanha deve ficar sempre em contato com algo umido, para poder cozinhar. Intercalar a massa, o recheio e o bechamel até um dedo da borda da fôrma. Terminar se possivel com o bechamel e o parmesao pra gratinar.
Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até que a massa esteja cozida (espete um garfo ou palito). Qualquer duvida, me escrevam por e-mail ou facebook.
Servir com uma boa salada verde, e um vinho branco leve. Eu abri um vinho verde Casal Garcia, bem leve, com 10° de alcool.

Bon apetit à tous !!!

Aucun commentaire: