dimanche 22 janvier 2017

Quase chegando

Há quase um ano, as impressões do meu país me impulsionaram a escrever um pouco, pra aliviar a angústia que dá quando estamos pondo os pés no avião pra voltar... agora, quase voltando praí, percebi quer estava na hora de registrar o que havia escrito...



Cada vez que respiro esse ar perfumado e úmido, ainda saindo do avião, tenho vontade de me deitar no chão e lamber essa minha terra. Esse perfume conhecido me enche de alegria, cada poro respira de outro jeito, cada célula se enche de vida.
Tudo tem outra dimensão, dimensão proporcional à majestade do Brasil. Até os corredores do aeroporto; até a quantidade de banheiros, a higiene impecável. Sempre me surpreendo com a minha satisfação ao usar um banheiro cheirando à Pinho Sol no aeroporto.

Quando estou no Brasil o tempo é outro. Leva-se muito tempo para irmos de um lugar ao outro. Para passar de um lado da estrada para outro. Exercicio de paciência e planejamento, oportunidade de convivência, conversa e troca dentro do carro, quando estamos acompanhados.
As chuvas chegam num piscar de olhos, feito as Cataratas do Iguaçu caindo do céu. A estrada vira um córrego, e a natureza agradece impregnando o ar com um cheiro de terra molhada. As árvores da cidade, parece que sempre estiveram lá : os troncos se entrelaçaram, se alargando e invadindo o concreto; suas raízes levantando as calçadas, seus galhos e folhas ganhando os fios da rede elétrica. A natureza mostrando sua força.

Mas esse meu Brasil também transborda em generosidade : de cada um que encontrei, que só cruzei, que pouco dei em troca. Essas palavras são uma tentativa de descrever essa gratidão profunda dos momentos vividos na minha terra querida, a de devolver com a mesma doçura esses vinte dias onde o calor me abraçou, seja o úmido dessa minha terra - em Cotia, Sampa, Angra - seja o humano - dos olhares cúmplices, dos abraços silenciosos e dos gestos espaçosos e corajosos.
Um grand merci à essa recarga de energia, de que eu tanto precisava pra retornar ao frio...

Ah, minha terra amada, abre teus braços que logo logo to chegando pra receber teu calor !!!

Aucun commentaire: