lundi 18 mai 2009

Les Rencontres Vert Avril - Encontros Verdes de Abril




Nao, nao é um titulo de filme frances… Os encontros verdes de Abril foi uma feira de flores, produtos naturais e derivados du terroir como dizem por aqui, vindos diretamente do produtor. O jeito poético de dizer Feira de Horticultura…
Festejando a tao esperada primavera, foi transferido sabiamente da segunda quinzena de Abril, quando costuma acontecer aqui em Bourg la Reine, para o mesmo periodo de maio. Como o inverno foi bastante rigoroso este ano, todos esperam um verao quente e calorento, mas a primavera esta bem cinza e umida.
Queria falar das minhas impressoes na gostosa, mas chuvosa, tarde de sexta feira, quando aproveitei minha folguinha do Iago para zanzar pela feira, sem pressa…
Escolhi por preço e cheiro, conformada com o pequeno terraço em reforma que possuo no momento, tres pequenos pés de um tipo de geranio perfumado e dois pés de mirra, para nao so embelezar como tambem perfumar minha futura linda varanda. Por enquanto, alguns pes de pepino e tomate cereja vao se enroscando no movel da sala, acompanhados pelo meu quase arbustivo pé de manjericao.
Na feira, havia muitas bancas com flores, decoradas com capim pelo chao, como se estivessemos passeando na fazenda mesmo. Entre as barracas de artesanato tinha uma encantadora, de uma senhora que pintava em folhas secas pequeninos desenhos, desde varais de calcinhas coloridas e fraldas de pano, ate flores e a mamae pata e seus filhinhos. Muito francesinha essa banca… Mas tinha tambem uma cheia de cabaças que se transformaram em abajures, bonequinhos e cortinas de passagem.
Quanto às barracas de deliciosas guloseimas, havia uma de cafe organico, geleias, doce de leite e a de mel, com a maior variedade de mel que ja vi ! Gosto muito de mel com manteiga e pao de manha, e de um molho com mel, manteiga e shoyu para comer com salmao… o rapaz que parecia entender do assunto, oferecia colheres com diferentes consistencias, cheiros e sabores à uma senhora de nariz empinado… colei nela e fui experimentando junto… claro que o gosto dela é bem diferente do meu, cada uma de nos provou e escolheu a seu gosto, mas recebendo as informaçoes do simpatico apicultor, que explicava sorrindo que existem meis leves que caem bem pela manha, outros encorpados cheios de graos que aguçam as papilas gustativas… e eu verificava isso mesmo quando ele contava depois a origem da flor cujo nectar dera tal e tal sorte de mel… Degustaçao deliciosamente calorica essa, mas eu bem que poderia ficar la provando todos os sabores : da Montanha, lavanda, alecrim, flor da floresta, rododendro… muuuuitos tipos diferentes ! Mas ficarei devendo a foto, pois estava passeando sem a maquina…pena, pois poderia ter registrado a cara de pavor da senhora metida, quando revelei que comemos o pao de mel (Pain d’épices) envolto de uma camada de chocolate, o que nao existe por aqui… Por fim, o rapaz me agradeceu em português e parti sorrindo.
Proxima parada : as geleias. Na verdade, aqui as geleias nao tem pedaços de frutas, so as confitures, minhas prediletas… e como as maravilhas que temos ai, de uma variedade incrivel de misturas para comer-se com fromage blanc (uma variaçao de iogurte), com pao pela manha ou como acompanhamento de carnes, estilo chutney… Na banca da « Au dessus, sur l’etagere du haut », ou seja, « em cima, na prateleira do alto », ja gostei de cara da originalidade do nome, voces nao acharam demais ?!!! E mais ainda daqueles vidros simples de geleias, distribuidas para a degustaçao em potes com colheres dobradas de forma a se encaixarem nos mesmos, sabores : maças com gengibre, rhubarbe, abacaxi com kiwi, framboesas, e a bem acidulada que me trouxe ao gosto de infancia da geleia de uvaia preparada pela minha avo, com as frutas colhidas no jardim… E ainda ganhei a receita junto : Ameixas brancas ao vinho branco e mel.
Depois voltei com o Iago para mostrar os animais da fazenda que estavam expostos : uma vaca, cabras e bodes, galos e galinhas, coelhos e patos; mas ele ficou muito desconfiado com a cabeçorra da vaca que ruminava à sua frente, acho que nao vai mugir por um bom tempo… o Iago, nao a vaca… Na verdade, ele abriu um baita sorriso com a lesma que caminhava sobre seu prato de sobremesa ontem à noite… talvez se simpatize com bichos menores, hehehe.

2 commentaires:

Dani Galante a dit…

Nossa, algo me diz que em minha estada por aí eu pegue ainda mais gosto pela cozinha...ou pelo menos pelo que a envolve...a França tem mesmo um jeito meio poético de lidar com isso né...Adorei o nome da banca de geléias!!! hahaha

Ah, cuidado pro Iago não comer a próxima lesma! Hahaha

Beijos

Meggy a dit…

Bonjour,
Obrigada Crys por me ter adicionado em seu blog. Espreitei os seus blogs e li umas coisinhas à pressa, voltarei quando tiver um pouquinho mais de tempo.
Um abraço,
Meggy