samedi 27 juin 2009

Crianças de hoje.


Olho para os meus meninos e me pergunto se eles têm uma boa infância, se crescerao sadios, questionadores e ativos, respeitando os outros e o ambiente... E quando me pergunto o mesmo sobre as crianças que cruzo pelo meu caminho, me da até um aperto no peito. Que relaçoes as crianças deste mundo estabelecem e irao estabelecer com tudo que as rodeia ?
O que eles têm, acreditam ser de direito; nao demonstram nenhuma gratidao.
O que eles nao têm, querem à todo custo, mesmo que seja tomado.
Como disse o Le, meu amigo de infância, nao nos damos conta da maior dadiva que recebemos : a nossa vida. Nao somos gratos por isso, e nossas crianças muito menos. Vivemos tentando "ocupar o tempo", ao inves de vive-lo, verdadeiramente. Planejamos o futuro ininterruptamente - pare e preste atençao em seus pensamentos... o que nao poderiamos estar fazendo neste mesmo instante, ao invés de pensar no que vamos fazer depois... Que inversao é essa que vivemos todos os dias, fruto de um progresso caotico pelo qual somos sugados a cada minuto.

Me lembro da minha infância e vejo que a gente era mais criança naquela epoca. Andava de bicicleta na rua, sem marcha, subindo as pirambeiras e levando tombos; brincava no parquinho e jogava queimada. Na escola, corria pelas ladeiras , brincando de pega pega, e no parquinho do bosque, brincavamos numa casinha de madeira entre as sombras das arvores. O cheiro do bosque ainda esta impregnado na minha memoria.
Tive sorte, pois nao era tao sufocada pelas informaçoes da tv, nem precoce como as crianças de hoje em dia. Meninas que se vestem e dançam como adultas num baile funk - com a aprovaçao dos pais que, algumas vezes até dançam junto - perdem o gosto de sentir o vento batendo no rosto na brincadeira de Barra Manteiga, mesmo porque com as "sandalias da Xuxa" fica dificil correr. Meninos, mergulhados no video game, estabelecem relaçoes virtuais entre o herois que constroem para si mesmos, e deixam de viver na pele situaçoes significativas para a formaçao de suas personalidades. Têm desempenhos fenomenais no rink dos jogos de computador, mas sao incapazes de telefonar para amigos por nao saberem expressar o que querem dizer. Mas o que me pergunto é se também nao somos culpados por essa situaçao, e se o somos, como podemos modifica-las... sim, é preciso dizer basta e nadar contra a correnteza.
Se somos os exemplos, como estamos cansados de escutar, agimos como bons exemplos ?
Preferimos ficar assistindo televisao ao invés de fazer um passeio no parque com o filho ou sobrinho, para compartilhar a descoberta das formigas nas arvores, o cheiro das flores e a textura dos troncos, para sentir a grama pinicando os pés; ou ainda o contrario, nos permitir aprender com eles, observando a relaçao que os pequenos estabelecem com a natureza. Sim, observar a pureza e espontaneidade de uma criança pode ser um retorno à infância, olhar com carinho um caracol que se arrasta, brincar com os gravetos e as pedrinhas sem ligar para os brinquedos do parque, criar o seu, com o que se tem, sem precisar de nada além.
Deveria ser possivel essa troca, trazer a criança de hoje de volta ao mundo da infância de ontem e, neste fio, ligar a criança que esta escondida no meu "eu" adulto ao adulto futuro que pode brotar mais humano na criança de hoje... Pensem nisso...

1 commentaire:

Leandro Souza a dit…

Cris, mais um texto interessante! Uma visao bonita da vida que compartilho em gênero, número e grau.

No início do meu blog postei um pequeno texto que acho que tem tem a ver com este seu e que fui resgata-lo para copiar aqui.

"Vida leva eu

Uma vez, conversando com alguém que estimo muito, perguntei o que estava fazendo da vida. A resposta foi 'Eu? nada! é a vida que está fazendo de mim'. Acho que é isso! não podemos querer nada da vida, temos que simplesmente aceitá-la, seguir o fluxo, deixar que ela nos guie. Talvez seja isso que chamamos de 'seguir nossa intuição'!?

O 'querer' atrapalha. Eu mesmo conheço algumas pessoas muito talentosas que se perderam na ambição de querer 'tudo' da vida."

O link:www.animalartificial.com/2009/02/vida-leva-eu.html

Bjo grande, fiquei feliz com a citação!
Le