lundi 12 mars 2018

A empatia é a chave

Todo mundo tem sua maneira de enxergar a vida. A forma muda com o tempo, mas me pergunto se no mais fundo de nós não existe uma Verdade, algo que é comum a todos.
Jogamos neste fim de semana um jogo onde cada um tinha que definir uma carta com uma palavra. O resto das pessoas tinham que tentar adivinhar dentre varias cartas qual era. E para isso  tentar pensar ou se colocar no lugar daquele que sugeriu a palavra. Por exemplo, tive uma carta onde duas pessoas sentadas num banco, uma lendo e a outra comendo uma maçã, estariam com uma mesma musica em mente...ou ouvindo ou pensando, não me lembro mais. Instintivamente disse "Vibrações celestiais". Somente o Hector acertou a carta, não porque pensa como eu, mas porque naquele momento fez o esforço de se colocar no meu lugar.
Acho que realmente é um exercicio que praticamos muito pouco, e que deviamos exercer muito mais. Se colocar no lugar do outro requer vontade, interesse, aceitação. E o mais bonito desse caminho, é que tentar sentir o que o outro sente na pele, pensar da maneira que o outro pensa; me faz sair da minha bolha pequena e pobre e me abre a um mundo de possibilidades, me mostra o quanto eu ainda tenho a aprender. Como é bom descobrir que ainda tenho muito o que aprender, a cada dia. E, ao mesmo que os outros também estão dispostos a se colocarem no meu lugar, e verem o porque com os meus olhos. Nem que, por enquanto, seja apenas no jogo, a empatia é certamente uma das chaves para a continuidade humana...

Aucun commentaire: