mardi 13 mars 2018

O futuro começa agora

Hoje recebi uma lembrança de quatro anos atrás, vinda dos meus arquivos de  fotos. Tínhamos acabado de retirar a carta de residente de 10 anos. 10 anos sem precisar pegar a fila na sub-prefeitura, 10 anos de certezas, 10 anos pela frente.
Tantas manhãs frias que não sentirei falta, assistindo silenciosamente pessoas em situações piores que a minha, com crianças, idosos, para tentarem continuar suas vidas na França. Ainda temos alguns anos para aproveitar dela...
Quando viemos pra França, era pra ficarmos 5 anos, mas as responsabilidades no trabalho do Roti foram aumentando, as crianças foram crescendo e avançando nos estudos, traçando seus caminhos. Todos traçaram seus caminhos, enquanto eu dava a retaguarda. 
Agora, sinto que fiz minha parte, de uma mãe que esteve durante 10 anos cuidando de tudo que a administração de uma casa exige. Falhei em muitas coisas, em me enganar com a papelada da nacionalidade francesa, em não deixar o espaço necessário para que cada um assumisse a sua parte com os cuidados da casa; mas meu maior erro foi o de não ir atrás de uma especialização ou mestrado enquanto tinha energia e vontade.
Hoje, sinto uma motivação e uma necessidade muito grandes de buscar um trabalho, mas uma insegurança e medo na mesma proporção. Comecei a pequenos passos, incertos, curtos, não vou desistir, mas caminho sem rumo certo.
Se houvesse seguido o conselho da Seiko, talvez não me sentisse numa estrada esburacada nesse momento. Então aproveito e passo adiante : nunca deixem de trabalhar somente para cuidar dos filhos; eles crescem (ainda bem), criam asas (se você permitir) e se mandam (sensação de trabalho feito:)... e de um dia pro outro nos encontraremos sós, fazendo tricô. Não me arrependo do caminho que tracei, mas poderia ter mantido minha vida profissional, se tivesse dividido tudo, se não tivesse me ocupado de tudo. 
Não sou a mulher maravilha, e nunca serei... ainda bem. 

Aucun commentaire: