samedi 10 mars 2018

Herança Culinária

Cresci na cozinha azul da minha avó, amadureci ao lado dos molhos de macarrão do meu pai; heranças que eles receberam e que me transmitiram. Da minha avó, não tinha como ser de outro jeito, pois era o espaço onde ela mais estava. Lugar de trabalho, passagem e muito movimento, na casa dela nunca faltava comida. Como o escritório do meu avô ficava em casa, ele convidava sempre clientes para almoçar de última hora. E pode botar água no feijão. O que era realmente enorme, e só vi há pouco tempo, é que a gente chegava e pedia um ovo frito ! Ela parava tudo e fazia... virando a frigideira de lado pra alcançar o óleo e regar a gema. Dos molhos do meu pai me aproximei bem mais tarde, já que minhas obrigações se focalizavam no jardim. A gente se deliciava com suas macarronadas, mas até uma certa idade, nao ousava pedir a receita : por que tentar imitar a perfeição ?
Agora é a minha vez de perpetuar a tradição.
Meu estrogo eles ja aprenderam. E é só meu, pois não faço nem a receita do meu pai, nem a da minha vó. O acompanhamento  de batata frita é tradição na minha sogra. Mas é uma unanimidade, prato pedido pelos amigos dos meninos quando viajam, que se transformou no preferido de muitos. Eles aprenderam a fazer ha pelo menos 5 anos, e certeza que ensinarão muita gente, do jeito próprio deles, assim como criei o meu.
 
Hoje resolvi fazer, pra sei pessoas. De repente soube que seríamos nove. Desce o Hector no supermercado buscar mais frango. Sobraram algumas colheradas "pro Santo".
Todo mundo feliz, uns de barriga mais cheia do que outros, e eu satisfeita de ver todo mundo satisfeito, alegria inexplicável de cozinheira. 

Aucun commentaire: