jeudi 29 mars 2018

Sem a devida Atenção

Pois é, na multiplicação e na soma, sabe-se bem que a ordem dos fatores não altera o produto. Eu diria que a mesma sentença não vale para a cozinha...
Estava há um certo tempo querendo fazer uma torta salgada, cujo recheio costumam ser os restos de carne moida com milho da refeição anterior. Sabe como é né ? Enfeitar o "restô d'onté"....
Na pressa, não percebi que a ordem indicada dos ingredientes correspondiam a ordem que deviam ser colocados no liquidicador. E olha que as minhas sábias ancestrais tinham ambas, talvez intuitivamente, transcrito a mesma receita exatamente igual. Não precisa ser chefe de cozinha pra saber que selar a carne garante que ela não perca o suco, que o peixe deve ser o ultimo a entrar na moqueca, que o recheio de qualquer torta tem que ser acrescentado úmido, mas sem estar encharcado, e frio. Finalmente, existe sim uma ordem.



Assim, vi que, na verdade, sou uma mistura de ansiedade e pretensão. Achava que conhecia a receita e finalmente fui obrigada a assumir que não; não tive o cuidado e a humildade de segui-la como deveria. E assim pago com o meu tempo que considero precioso, mas que não soube aproveitar com a devida atenção.
Tá bom vai, não é grave, mas isso me fez refletir e perder um bocado de farinha que ficou grudada no fundo do copo.
 A torta virou uma omelete e foi devorada do mesmo jeito. E eu darei muito mais atenção à sabedoria popular ancestral que tive a honra de ter registrada no meu livro de receitas.

 *Acima, a receita escrita à mão pela Neide, prima da minha vó; e a dedicatória singela da vó Norma, que já sugeria a divisão das tarefas da cozinha : " Para minha neta fazer muitos quitutes JUNTO com o seu querido Rogerio" em 1995, ano que nos casamos.

Aucun commentaire: