lundi 5 mars 2018

Raízes da França

Ontem terminou a Edição anual do Salão da Agricultura em Paris. O que para mim é um passeio curioso de se fazer, é uma tradição de muitas famílias francesas que conheço. 
Revivem lembranças de infância, visitando os animais das fazendas, vacas, ovelhas, cabras e outros, em meio a multidão que enche o salão todos os anos. Alguns iam com o agricultor da família, e o repetem a cada geração. Mas o passeio é uma unanimidade. Uma das minhas amigas adora ir até hoje para ver os inúmeros tipos de vacas diferentes, e ela conhece todas !
O salão tem a área que se dedica a jardinagem e horta, a atividades agrícolas, à criação de animais e uma grande feira regional, com produtos de toda a França e outros lugares do mundo. Mas ele também é um evento politico; onde são esperadas as visitas do presidente, ministros, e da oposição, uma oportunidade de se aproximar para escutar as necessidades de cada setor. Hoje eles voltavam para o campo, com seus animais, de volta ao trabalho árduo que exige esse meio.
O que eu acho interessante é que essa relação francesa com o salão reflete a relação que eles tem com a tradição, com os produtos artesanais, com o consumo dos produtos locais, e a cozinha tradicional francesa. Há uma incrível valorização do trabalho de quem realmente faz, do artesão. É a parte mais bonita da cultura francesa, o reconhecimento do trabalho artesanal, tão fundamental na nossa vida, e que vejo muitas vezes não dar a devida atenção.
 Apesar das facilidades da vida moderna, ainda existe esse esforço de voltar ao simples, as vezes mais trabalhoso, pois eles sabem que o resultado é de outra  qualidade.
E isso, francamente, eles sabem apreciar...  


Aucun commentaire: