dimanche 18 mars 2018

Quem canta reza duas vezes

Esse ano o destino quis que eu voltasse a frequentar igrejas. Costumo frequentá-las pela beleza histórica, por sua atmosfera intimista, mas há tempos não participava mais dos ritos católicos.
Iago participa agora do grupo dos escoteiros da França, que está ligado pelos ideais e valores, à igreja católica francesa. Antes das reuniões, nos convidam a acompanhar a missa de domingo. 
E como moro num bairro com pessoas das mais várias origens, a igreja passou a ser um local onde me sinto muito a vontade, onde o acolhimento do outro é natural.
Tenho algumas lembranças esquisitas da minha vida católica até então. Apesar da minha catequese ter sido inesquecivel, a imponente atitude do padre da época me afastou da fé. Com 13 anos eu não me considerava uma pecadora, mas ainda assim tive que ouvir um sermão "que meus pais só procuravam a igreja quando precisavam". Bronquiei... 
Mas uma coisa eu não esqueci : o brilho nos olhos do seminarista que nos apresentava a Biblia. Ele dizia que quem canta reza duas vezes. E ele nos fazia cantar ! Até hoje ainda me pego cantando "O senhor é o meu pastor e nada me faltará ". E lá vamos eu e o Iago pra missa de domingo cantar !
Ele é meio resistente, cansa, não entende os ritos. Mas presta atenção nas histórias, e canta e conhece todas as letras. Depois das duas horas de missa vai correndo encontrar os amigos escoteiros pra brincar a tarde toda. 
Nessa casa, que é um pouco a proposta da igreja na comunidade, o padre é o mais simpático que já cruzei. Um negro alto de sorriso aberto de humildade e gratidão imensos, de fala simples, próxima a todas as origens que lá estão : francesas, africanas, sri-lankesas, e certamente muitas mais. Todos que partilham e desejam uns aos outros a Paz de Cristo.
Por alguns instantes a esperança renasce, a humanidade parece fazer sentido, na incompreensão das crianças barulhentas, nas vozes cantando e ecoando nesse domingo de quaresma.


Aucun commentaire: