mercredi 21 mars 2018

A natureza do esforço

Todo mundo em casa é fã desses programas que acompanham de perto os comportamentos dos animais em seus habitats naturais. Com um misto de curiosidade e encantamento, a gente fica hipnotizado pelo capricho impressionante da natureza. Que sabedoria !
O início da primavera é muitas vezes o gatilho para o período reprodutivo. Explorando os animais marinhos, conheci ontem o Dragão Marinho, peixe ósseo da família do Cavalo Marinho. No ballet magnifico de acasalamento, cada um acompanha os movimentos do parceiro. Numa sincronicidade e delicadeza que inspira respeito e doçura. O resultado é uma camada de ovos que se desenvolve no macho, de um rosa brilhante que contrasta com suas cores maravilhosas. Pode-se dizer que ele fica um belo grávido ! 
Já os peixes palhaços, que se alojam no interior de uma anêmona pois são imunes ao seu veneno, também demonstram uma relação interessante na ocupação dos ovos. Após a fecundação, o macho cuida do seu desenvolvimento, para poder garantir a estabilidade do casal. Se ele não cuidar bem dos ovos, é expulso de casa e trocado por outro !
Outra história impressionante é a do peixe voador. As fêmeas poem os ovos entre as folhagens secas que bóiam no oceano, e os machos se apressam para fecundá-los. Muitos ousam entrar no emaranhado de ovos, que parecem teias de aranha, e para garantir sua herança genética, deixam a própria vida. E isso é de extrema importância, pois o peso dos peixes mortos fará o conjunto de folhas ficarem pesados, e descerem pro fundo, protegendo os ovos dos predadores. 
Os peixes trepadores do Hawai sobem seguindo o muro de pedra por trás da cachoeira, grudados num filete de água, travando uma luta contra o próprio cansaço. Os que conseguem chegar, atingem o lugar ideal para viver e se reproduzir em paz. Seus filhos serão levados ao mar, e todo o ciclo recomeçará.
Hoje o Iago quis continuar o programa e vimos um colibri maravilhoso com duas asas longas com uma pena nas pontas, que utilisa para dançar e cortejar a fêmea, numa dança maravilhosa ! Depois de se esgotar numa dança admirável, se pousa num galho e observa...que ela foi embora ! 
 

O que essas relações nos inspiram ? Onde podemos nos ver ? Qual o significado de todo esse esforço vital ?
Essa sabedoria da natureza me intriga, as razões dos processos misteriosos a que cada espécie se submete, não sem uma inteligência particular. Sou tocada profundamente e me sugere o quanto temos a aprender com ela, à nos abrirmos à essa sensibilidade que nos desperta.

Aucun commentaire: