lundi 16 juin 2008

Esforço


Esforço. Acho uma das atitudes mais dignas conferidas ao ser humano, sobretudo porque demanda que estejamos envolvidos em algo que nos exige, e independente dos objetivos, e rico em aprendizado e auto-descoberta.
Mas nao falo do esforço banalizado, da palavra utilizada de maneira injusta e descabida, como vemos todos os dias. Usei maiuscula para acentuar seu verdadeiro valor. O Esforço adiciona, alimenta, ensina, liberta... liberta da preguiça, liberta do apego. Mas e preciso querer se Esforçar, ninguem podera se Esforçar por cada um de nos, e somente cada um de nos conhece o gosto do Esforço sob medida, exato, suficiente, nem mais, nem menos.
Disse que ia falar dos meus meninos outro dia, e por isso falo de Esforço. Temos aproveitado este periodo de adaptaçao e todo o Esforço que lhes foi exigido para que se marque neles, de alguma forma, esta experiencia : a de que o Esforço vale a pena. Ele ressalta, enaltece, faz transparecer o que ha de melhor em nos mesmos, e as vezes de pior; e o que me parece mais importante, para nos mesmos, nao para os outros.
A lingua, a escrita, as amizades, conteudos nunca vistos, tendo de ser aprendidos da noite para o dia. As dificuldades, as fragilidades aparecem, mas a perseverança e o otimismo tambem. Procuramos manter a tranquilidade, e salientar o Esforço ao inves das notas, que, de verdade, nao tem importancia se nao forem carregadas desse impulso de superaçao. E vimos brotar nestes seres que vieram da gente, essa luz de busca, busca daquilo que nao foi ainda atingido, e talvez nao sera... mas nao e a busca que importa ???

Hoje, somente hoje, entendo talvez o Esforço ao qual se referia meu pai, quando tambem nos ajudava nos estudos, e vejo feliz brotar pouco a pouco na vida de meus filhos, e na minha tambem...

Aucun commentaire: