vendredi 18 février 2011

Sob os raios da lua cheia

Aniversario entre amigos. Ponto de encontro : restaurante italiano no segundo bairro de Paris, mais precisamente numa travessa da rua Montorgueil. Para la chegar, descemos na estaçao Chatelet Les Halles, antigo mercado central da cidade, hoje centro comercial e entrocamento de nada mais nada menos do que oito linhas de trens e metro. Alem das lojas, piscina, midiateca e a possibilidade de se deparar inesperadamente com a igreja de Saint Eustache. Coisas de Paris. Por aqui isso pode acontecer tambem com a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a igreja de Sacre-coeur, a Notredame de Paris, surpresas que o topo das escadas rolantes nos reservam...
E la estava ela, mais um dos lindos monumentos da cidade, amarelada  pelas lampadas que valorizavam seus contornos, com a compania um pouco mais à direita, da lua cheia na mesma tonalidade... Com as pontas das orelhas geladas cruzamos as ruas do bairro, e todos os outros que tambem compartilhavam do frescor do ar e do brilho sedutor da redondinha la no alto do céu.
Entre taças, risadas descontraidas, belas massas e molhos, esquentamos nossos corpos e espiritos, terminando com um cremoso vinho quente na virada da meia noite. No caminho, uma pedinte se descontraia com seu celular, rindo sentada sobre o chao frio, cena surreal dos contrastes da vida humana. Outro grupo carregava caixas de mudança, cruzando os musicos de metro, que voltavam para casa (?), apos mais um dia de trabalho... E a lua ali, testemunhando os bem aventurados e os nem tanto, encantando a todos com seu brilho opaco de rainha.

Aucun commentaire: