vendredi 2 mars 2018

Pedacinhos dos que partiram

Há alguns dias Iago me fez varias perguntas depois de assistir o filme Coco, ou "A Vida é uma festa", no Brasil. Queria saber toda a trajetória dos avós, suas histórias de infância. Contei algumas coisas que conhecia deles, sem entrar em detalhes. Mesmo assim, no elevador me abraçou chorando...que histórias tristes, mãe, disse ele. Estava realmente emocionado, e quando sentei perto dele, desabafou citando o nome de todos que partiriam antes dele...como se pela primeira vez se desse conta do que seria viver o luto. Sem saber muito o que dizer, falei que as vezes as dificuldades da vida nos fortalecem, e que as vezes parecem não ter muita explicação.
Disse que tem quem acredite que a morte é como um segundo nascimento. Que antes de nascermos vamos rumo ao desconhecido, e na morte também... quem fica sofre mais, mas percebi que com o tempo o luto é digerido e tudo que vivemos com as pessoas que partiram, as pequenas lembranças, ficam como se fossem pedacinhos delas registrados em nós. A saudade existe, mas não dói mais tanto pois temos um tanto de cada um que partiu em forma de lembrança, dentro de nós.
Há 14 anos o Vô Cinzo repentinamente partiu para esse desconhecido que tememos tanto, deixando vários pedacinhos de lembranças dele dentro de nós. Seu riso solto, sua maneira persuasiva de oferecer as ainda misteriosas comidas japonesas para que eu experimentasse, o cuidado em escolher os melhores e mais preciosos quitutes preferidos dos meninos, e ainda trazer em casa. Quantos sábados não foi até Cotia só para levar as caixas de frutas e legumes, com o konnyaku do Hector e o tsukemono do Ariel. E depois de descer pra bater papo com o vô Ari, partia, com o sorriso ainda no rosto e um brilho particular nos olhos. 
Cada um de nos guarda em si um pedacinho dele, o que transforma a saudade em histórias pra contar pros netos que não o conheceram. Se estiverem sensíveis, podem perceber essa atmosfera de amor que ele emanava quando estava perto dos netos que tiveram a sorte de participar de sua vida. 
Até mais ver, vô Cinzo, até mais ver...


Aucun commentaire: