vendredi 23 février 2018

Conciergerie mais viva do que nunca

Mais um dia de passeio na história de Paris. Visitamos a Conciergerie, residência real na época medieval e prisão revolucionária. Foi lá que Maria Antonieta, esposa de Luis XVI passou seus últimos dias antes de ser guilhotinada. 
Aluguei uma tablete pro Iago que mostrava a decoração original das salas em cada época : um parlamento de decoração duvidosa, salas escondidas que foram salas de refeição do rei, cozinhas medievais com lareiras imensas acesas, e até a cela que ficou Maria Antonieta ! Sua cama, seu baú com peças íntimas e os fios do papel de parede que ela arrancava pra passar o tempo fazendo tranças...impressionante !
Iago adorou o jogo de encontrar as medalhas em cada peça, prova que o uso da tecnologia pode ser realmente um aliado do conhecimento, despertando um interesse pelo passado em cada uma das suas fases, e em comparação com o presente.
Da tirania real, o espaço assistiu a tirania pós revolucionária, como se o homem pudesse mostrar a crueldade de ambos os lados, como se não pudéssemos negar os riscos que os extremos podem causar. Primeiro guilhotinaram os reis que exploravam os pobres, em seguida guilhotinaram os próprios revolucionários, considerados traidores da nova República. O período conhecido como "Terror"  termina com a morte de Robespierre, e a Revolução deixa finalmente sua marca profunda na sociedade atual, pela conquista de direitos jamais imaginados até então.
Uma visita que impõe reflexão, que desperta um interesse genuíno pela história que de alguma forma influencia a vida de todos nós ainda hoje.

Aucun commentaire: