mercredi 7 février 2018

Minha amiga alemã e as bananas

Nesse verão ficamos mais próximas, mais intimas. Dividimos uma casa, ficamos cúmplices.
Minha amiga alemã, com quem almocei ontem, nasceu na Berlim Oriental. E essa história incrivel começou por conta de um bolo de banana...
Eu me deliciava com um pequeno, e descubro surpresa um chocolate derretido no fundo...que iguaria ! Seus olhos verdes brilharam ! E começou a contar sua história com as bananas...
Da noite pro dia, ela e sua família acordaram com um muro dividindo a cidade. Seu pai, que trabalhava do lado ocidental, foi aos poucos tendo cada vez mais dificuldades pra ir trabalhar, mesmo sendo bem recebido do lado de lá...visto que até a pouco tempo tudo era uma só cidade. De repente, os alemães orientais passaram a ser impedidos de passarem pro outro lado do muro. Estavam presos dentro do próprio pais, e não podiam mais ver pessoas da própria família ! Ela se lembra da escassez de alimentos e de quando ficavam na fila pra comprar  bananas. As vezes conseguiam uma pra cada um...
Um dia seu pai decidiu fugir. As pressões para que o muro acabasse eram grandes, mas ele nao podia mais esperar. Conseguiu ser acolhido pela familia do outro lado e uma das grandes lembranças dela quando criança foi da abundância de bananas no supermercado da Alemanha Ocidental. Ela contou, rindo muito, que desde aquele dia ela comeu tanta banana que hoje nao suporta mais...
Essa minha amiga, cujos olhos verdes brilham tanto, viveu na alma parte de uma história que eu aprendi criança nos livros de historia ! 
É como se ela fosse a prova viva do que aconteceu, pelas suas lembranças marcantes de criança. Marcadas por sentidos, pelo gosto e cheiro; e por sentimentos, pelo medo e a sensação de liberdade. História que, compartilhada, agora faz parte da minha também.

Aucun commentaire: