dimanche 18 février 2018

Surpresas da máquina humana

Neste primeiro final de semana de férias de inverno e o Iago teve a oportunidade de participar de um Atelier de Human Beatbox, no conservatório onde tem aula. Esse tipo de proposta musical extrai ritmos e sons do corpo humano, imitando instrumentos.
Uma tarde inteira de trabalho de ritmo no sábado, e mais toda a manhã do domingo. Fomos convidados pra assistir o resultado de tudo isso.
Seis alunos, guiados pelo "maestro do ritmo" se expressaram com sensibilidade, concentração e sintonia. O ritmo que seguia o tempo, que mudava, se transformava em outros, sem portanto perder o fio do todo. Cada participante podia usar ou não seu instrumento, neste caso, todos de cordas : violino, alto, violoncelo e contrabaixo. E enquanto tocavam algo em seus instrumentos, executavam outra melodia com a boca. Os gestos do maestro dirigiam a concentração de cada um deles de forma impressionante, no ar pairava uma atmosfera de atenção intensa. E essa meia hora impressionante terminou com a liberdade dos solos de cada um, e da cumplicidade leve que circulava no grupo de jovens.
Ainda me pego boquiaberta, impressionada cada vez mais com a capacidade dessa nossa máquina, que usamos tão pouco, cuidamos tão raramente e desconhecemos os limites.
Até aonde será que vai a capacidade humana ? Quantos mistérios ainda desconhecemos sobre nós mesmos ?     

Aucun commentaire: