jeudi 26 juillet 2018

Amor de avós, é desatar os nós

Iaia, hoje festejam o dia dos avós lá no Brasil. Acho que, como dia das mães, dos pais, das crianças, esse dia deveria ser festejado todo dia, pois é mais um dia de amor e respeito que devia ser reconhecido...
Cresci bem pertinho dos meus avós maternos, o teu biso e a vó Norma, que você não chegou a conhecer. Todo o carinho em forma de comida, de passeios e de broncas que vivi, foram essenciais para que eu viesse a ser o que eu sou. Não percebia naquela época, fui notando quando as lembranças dos momentos que vivemos juntos foram vindo à tona, com um gostinho especial de infância acolhedora, de se sentir querido e seguro perto deles...algo único e insubstituível.
O Hector e o Ariel tiveram também, desde que nasceram até o fim da infância, a presença constante dos avós por perto. E eles tiveram direito à tudo : todos os avós estavam ainda lá : a vó Marly pra bagunçar o coreto, o vô Ari pra construir dedobol e jogar bolinha de gude no jardim, a vó Seiko pra garantir que comessem tudo o que sonharam e o vô Cinzo, pra que tudo de bom e de melhor chegassem até eles, inclusive seu amor. Você, Iaia, não teve tudo isso. 
Te privamos dessa convivência profunda com seus avós quando você tinha 7 meses. Talvez tenha sido um dos motivos que me fez me dedicar tanto à você...secretamente tentar te dar esse amor que recebi e do qual te privava. Parece que só hoje consigo viver essa constatação dentro de mim.
Mas você, meu filho, mais uma vez me ensina que o amor escorrega por onde vê passagem...nunca deixou de sentir, de lembrar, de citar e de amar sem restrições esses avós distantes, esse amor que você recebeu em doses homeopáticas e nunca se reteve em retribuir. Nos seus abraços matinais, na sua presença constante ao lado deles a cada vez que lhe pediram, você soube absorver esse amor diretamente, provando que toda maneira de amar é válida. E que você, da sua maneira única, perpetua esse amor recriando-o á distância, sem a pieguice e sentimentalidade que poderiam aparecer; só com a pureza e a sinceridade que deve haver.
Obrigada filho, por existir e me mostrar que o amor ultrapassa tudo que podemos imaginar.

Aucun commentaire: