dimanche 1 juillet 2018

Ritual especial

As crianças da classe do Iago me conhecem bem. Sou um dos poucos parentes que acompanham os passeios... a maioria trabalha, ou tem crianças pequenas pra cuidar.
No dia que ele tocou para os amigos, fui surpreendida pelo pedido da algumas delas. Vieram com o livro de Fábulas de la Fontaine que ganharam da escola pedindo que eu assinasse. De cara não sabia o que fazer e me lembrei dos nossos finais de ano na escola. Escrevi então "Boa continuação", já que passam todos para o Ensino Fundamental, e assinei embaixo.
Cada fim de ano pedia uma camiseta branca vazia, que voltaria toda colorida e assinada da escola. As vezes era uma antiga furada do uniforme, que ia ser aposentada mesmo, outras vezes a levávamos à parte. Um dia só era pouco para conseguirmos recolher a assinatura dos grandes amigos, daqueles que gostaríamos que fossem, do menino que a gente gostava secretamente. E tinha que ter um grande espaço para os professores, para aquele que partiria para outra escola.
Quando eu voltava pra casa, colocava a camiseta sobre a cama, lia cada pequena mensagem, prestava atenção na caligrafia, na cor escolhida, lembrava do momento que alguns tinham escrito, percebia que tinha faltado a assinatura de outros. Claro que guardava sem lavar, pois a canetinha não resistiria a água com sabão...Mas não tenho comigo mais nenhuma; como se a lembrança fosse mais pra ser vivida do que conservada. 
O Hector ainda tem a sua, assinada pela turma do Agora no ano em que viemos pra França, quando tinha 11 anos. Letrinhas que indicam a idade, palavras que demonstram a sinceridade e pureza dos sentimentos. Espero que o Iago leve também seu livro para os amigos assinarem,  e que guarde com emoção os pedacinhos daqueles com os quais conviveu esse ano.  

Aucun commentaire: