vendredi 20 juillet 2018

Fruto maduro

Quando as flores e folhas secam e apodrecem fazem parte do ciclo da vida, adubando o terreno para que outras venham, por sua vez. Não é exatamente o caso dos frutos.
Corri rapidinho pra tirar uma abóbora que não vingou da minha horta, pra não contaminar as outras que ainda viriam.
Tive o pressentimento que isso poderia fazer sentido também na nossa vida. Sabe aquela história de vó que a gente cresce escutando...que uma batata podre apodrece todas as outras ? 
Talvez sejamos flores e folhas, esperando seguir nosso destino : enquanto flores, polinizando ou sendo polinizadas; enquanto folhas, exercendo nossa função de alimentar todo um sistema, de produzir substâncias.
Mas um fruto..., ah, um fruto é complexo, é o resultado primoroso - ou desastroso - é,  realmente, o encontro de inúmeros fatores. O encontro das partes para gerá-lo, e todas as condições que ele necessita para se desenvolver plenamente. Quando "maduro", chegou ao auge de seu desenvolvimento. E lá, um fruto maduro e podre pode causar um bom estrago... apodrecer aqueles que estão ao redor, sejam novos ou não.
Já um belo e desenvolvido fruto, que cresceu com todas as condições necessárias para se realizar, irradia, alimenta, nutre...a si e todos aqueles que estão à sua volta... somos ou não somos frutos ?
Voilà, reflexões que me presenteiam minha horta, e que registro e partilho aqui...

Aucun commentaire: