dimanche 17 juin 2018

Como fazer papais ?

O padre da missa de hoje citou Stromae, cantor e compositor belga, que mistura hip-hop e techno. Achei incrivel abordar o Dia dos Pais na igreja, com uma frase forte de um cantor contemporâneo : "Todo mundo sabe como fazer bebês, mas ninguém sabe como fazer papais." Sair de uma imobilidade espiritual, com alegria e aproximação da sua criança. Sua, leia-se exterior, e sua, também interior. A minha criança interior saúda a sua criança interior. Será que o exercer a paternidade não tenha ligação direta com esse passo ? A parte mais pura e sincera do pai, que aprende a se exercer vencendo essa inércia natural; ajuda a construir a parte que virá talvez, um dia, a se exercer como pai - em seu filho.
Essa parte que brinca, que entra no jogo, que se comove com as vitórias e consola nas derrotas, esse pai que acrescenta de igual pra igual. Que não humilha, não exige, que chora junto.
Tá aí, ao alcance de todos. Basta sair da inércia habitual, quebrar os padrões, olhar a necessidade do filho que como homem soube fazer e como pai deve se esforçar a fortalecer.

Aucun commentaire: