dimanche 10 juin 2018

Uma unanimidade culinária

Uma das primeiras coisas que aprendi a fazer na cozinha foi uma Torta de Limão. A Pati tinha encontrado a receita numa revista, feito, e me transmitido o que eu viria a se tornar uma unanimidade.
Não me lembro quantas vezes fiz até escrevê-la no famoso caderno de receitas que ganhei da minha avó quando casei. Como ele me acompanhou até aqui, a receita criou asas.
Já contei que há algum tempo, virou o ícone criativo da dupla Roti & Iago. O chefe e o sub-chefe propõem a cada vez uma pequena variação da receita, acrescentando nozes ou amendoins na massa, ou transformando a cobertura em suspiros. Mas eu, quando faço, mantenho a velha receita do meu caderno, escrito com a minha velha caligrafia da faculdade. 
Hoje a casa estava cheia, e a torta pronta desde de manhã. Iago moeu os biscoitos enquanto eu batia a clara em neve, espremeu os limões e os misturou com o leite condensado...e eu ainda batia as claras em neve... O toque final foi dele, colocando a cobertura em forma de espiral que quase transbordou do prato. O crocante amanteigado da massa, o doce azedinho que segue, terminando na cobertura de textura aerada. Talvez seja esse encontro inesperado o segredo...
O fato de ser unanimidade fez surgir idéias: um Food truck de Torta de Limão, ou de estrogonofe, outra receita lendária por aqui. Jamais os dois juntos... causaria indigestão !
Nada como plantar sonhos que podem um dia criar raízes e brotarem...na região parisiense; não, ela é muito pequena pra mim...eu, um Food Truck, França afora. Quem sabe, quem sabe...

Aucun commentaire: