jeudi 28 juin 2018

Lição das flores

Me vejo em encantamento. Emocionada pelas flores que me rodeiam nesse momento, sem entender muito bem o porquê. Primeiro foram os coquelicots que me surpreemderam pela delicadeza das pétalas e vivacidade das cores. Depois foram as flores rosas das suculentas, de uma simetria impressionante. Nessa última semana, descobri um girassol que nasceu sozinho na minha floreira. Vi aquele tronco crescendo, intrigada, naquela pouca terra...pensei, é mato, logo morre sozinho. Mulher de pouca fé...ele cresceu, atingiu um metro e floresceu naquele amarelo ouro para louvar o sol. Abelhas e formigas, percevejos minúsculos se banham no seu pólen, e perpetuam o ciclo da vida. Não tê-lo arrancado foi uma sorte : uma lição de paciência, e a recompensa de vê-lo florir.

Tem algo de milagroso me encantando em cada canto. Quando fui à horta pela manhã, uma linda flor de abóbora estava aberta. Mais cinco vão abrir. As flores macho podem ser comidas em tempura, mas devemos deixar ao menos uma para fecundar a fêmea e gerar frutos. Nada mais justo...
Ao entardecer ela havia fechado. Teremos tempura de flor amanhã, sem para tanto impedir a abóbora de nascer, crescer e atingir sua maturidade. Assim como os legumes,  os pais se vão, os filhos ficam, se tornam flores e frutos, dando continuidade ao milagre da vida.

Aucun commentaire: