mercredi 27 juin 2018

Partida vitoriosa

Pra quem não estava empolgada com a Copa, até que estou tendo surpresas interessantes. 
As culturas são tão diferentes, e ao mesmo tempo transparentes, evidentes nas posturas dos jogadores em campo.
A Coréia da minha amiga Myung-soo, possui as mesmas expressões que ela. Quando ela se preocupa com o resultado do filho, e eles com um gol perdido. O gestual é o mesmo : na preocupação, com os olhos cerrados e ao longe; e na realização, no sorriso escancarado, coisa rara nessa cultura contida. Comemoraram a vitória como se tivessem levado a taça, apesar de estarem indo embora. Escorregando com a bola, conseguiram impedir a Alemanha de marcar.
Ah, a Alemanha...tão sóbria e competente, falhou. E mesmo vivendo a emoção da derrota, não pareciam ainda acreditarem no acontecido. A emoção ainda não alcançara a compreensão intelectual, e lá foram eles, embora, meio confusos. O goleiro deu uma entrevista com uma lucidez e humildade exemplares, mesmo sem entender o que acontecera. Ah, meus caros, vocês estavam ansiosos, e esse tipo de emoção atrapalha. Minha amiga alemã deve estar tristinha hoje, força minha linda, há dias para todos...
Acho que os jogadores ainda estão longe de sentir um décimo do que o povo brasileiro sentiu naquele 7 a 1, que tirou o chão de muita gente. Mas hoje tocaram uma rara emoção, que ela tenha traçado um certo aprendizado...

Aucun commentaire: