mardi 26 juin 2018

Cuidado e necessidade

Cuidar. Mas de quem precisa. Quem precisa ? Quem se sente incapaz de fazer algo, tem consciência disso e pede ajuda. Como ajudar ? Executando aquilo que a pessoa realmente não seja capaz de fazer. O resto é abuso...
Como saber se minha ajuda é válida ? Como não ultrapassar o limite da minha vontade de fazer, respeitando aquele que precisa que eu faça ?
Estar aberto, exercitar a escuta, não só do que é dito, mas também do não dito. Quantos gestos já não dizem tudo ?
Necessidade. A ajuda é uma necessidade do outro, se não for não é ajuda, é folga.
Filhos precisam de ajuda dos pais enquanto bebês, naquilo que não conseguen fazer sozinhos. A partir do instante que isso acontece, a autonomia não é só bem-vinda, como imprescindível. Ali se constrói a confiança em si mesmo.
Idosos precisam de ajuda naquilo que não são mais capazes de fazer sozinhos. E se sentirão confiantes se compreendermos a importância do gesto preciso,  do gesto como se fossem eles que fizessem; nesse instante o meu "saber" passa a respeitar o "saber" do outro pelo ato. Ato vivido junto, que fala de uma relação : de respeito àquele que é, e do respeito àquele que um dia virei a ser.

Foto : Maraú 2013 " Segura forte na minha mão, pode apertar se quiser subir"

Aucun commentaire: