vendredi 15 juin 2018

Sono repara dor ?

O sono é reparador ? Ou ele repara a dor ?  A gente definitivamente não tem controle nenhum sobre ele. Ele se impõe chegando inesperado; ou partindo nos momentos em que ele devia ficar. A gente vê ele chegar, mas não percebe quando está dormindo acordado.
Outro dia fui levar o Hec pro aeroporto as 4h30 da manhã numa boa. Disse a ele que ultimamente o sono não tem sido meu "truque". Virei piada...imagino o quanto dormir deve ser importante pra ele...
Tenho a lembrança de um sono precioso de quando trabalhava de manhã e estudava a tarde. O ônibus da Vila Mariana até a Praça Roosevelt era a minha salvação : encostava a cabeça na janela, e tirava uma bela soneca de uma hora. Delícia era abrir os olhos e ver que ainda estava na avenida Paulista ! Eita sono reparador ! Duro era quando eu não tinha essa oportunidade, pois o sono chegava na hora de assistir as aulas que eu mais gostava...
Mas comecei mesmo a dormir em todas as ocasiões que apareciam depois da chegada dos meninos. Ah, cada minuto de sono profundo tinha um imenso valor nessa época...
Hoje em dia ele tem me virado do avesso. As 4h30 ele fica mais leve e os pensamentos já ficam a vontade pra chegar com toda a bagunça costumeira, é o sono que repara a dor. Acho que devia anotar as idéias que vem claras nesses momentos, talvez sejam momentos de lucidez que não existem durante o dia. Quem sabe o sono se reaproximaria encontrando um espaço calmo pra se instalar. Quando acordo nos momentos que deveria estar dormindo,  o dia seguinte segue arrastado, esperando o momento dele chegar de novo, e fazer sua função diária de permitir ao corpo e a cabeça de se reestabelecer, de reencontrar sua energia para a próxima jornada. Quando durmo nos momentos que devia estar desperta, talvez esteja perdendo os momentos mais preciosos da minha vida...

Aucun commentaire: