vendredi 8 juin 2018

Diante da origem dos mundos

Mergulhei na história dos meteoritos na Grande Galeria da Evolução, no Jardin des Plantes em companhia da minha querida amiga Kathleen.
Esses pedaços misteriosos que caem do céu são muito mais do que simples pedras. Na verdade, descobri hoje que cada planeta, inclusive a nossa casa Terra, nada mais são que o conjunto de asteroides que se atrairam e se fundiram. Processo que levou milhares de anos, me pegou de surpresa como se de repente tudo fizesse sentido. E o deslumbramento que grandes e pequenas pedras que passariam ignoradas, fazem parte dessa esfera maravilhosa que a gente habita. Suspirei impressionada com esse milagre, não tem como não ser. Pois, mesmo cientificamente explicado, talvez por isso mesmo, por um instante toquei a preciosidade dessa beleza sem fim, das cores que a natureza criou, da precisão do funcionamento de tudo (ou quase tudo) que cobre essa grande massa de asteroides. E que a Lua nasceu da aglomeração dos detritos de um impacto de Marte com a Terra, há muito, muito tempo... aprendizados recebidos na escola, mas compreendidos só agora, com essa aproximação tão precisa e delicada da exposição. 
Um fato engraçado é que muitos homens negaram aceitar a existência dos meteoritos durante muito tempo...será que pressentiam a proximidade da descoberta das nossas origens ? Dos meteoritos puros, que formaram todos os planetas, aos meteoritos diferenciados, resultado da fusão térmica de um meteorito com as areias do Atacama, por exemplo; só podiamos admirar ...como crianças que descobrem as forças que nos cercam, deslumbradas, encantadas e certas que a ciência é lindamente misteriosa...




Aucun commentaire: