mercredi 20 juin 2018

Verão chegando no prato

Estava ansiosa pela chegada dos legumes de verão. A mistura de cores, o perfume da abobrinha que pede o tomilho, um molho de tomates frescos que pede o manjericão. O casamento das ervas com os legumes é natural, é esperado e traz o frescor que o verão precisa.
Já gostava de ratatouille, mas depois do desenho, que valoriza a paixão de Remi pelo encontro dos sabores e perfumes; realizá-lo é um convite à poetizar. O prato que conquista o crítico por levá-lo de volta às deliciosas lembranças de infância já faz parte da nossa curta memória de dez anos de França. Não sei desde quando preparo, mas gosto de mergulhar os tomates em água fervida para a pele sair sozinha, sem perder nem um pedacinho de carne. Gosto de cortar as abobrinhas e as beringelas pequenininhas, de refogá-las separadamente e ainda crocantes, colocá-las no molho de tomate que está ao lado, fervendo devagarinho. Daí falta pouco para ficar pronto, são o perfume e a consistência que anunciam o momento.
Verdade que a original demora mais, vai ao forno, existem um tanto de receitas para o número de familias francesas... a minha não é, pois a autentifiquei ao meu modo.
O que sobrou mal cobre o fundo da panela, e foi só o primeiro da temporada...com legumes ainda com pouco gosto, pois ainda não se expuseram suficientemente ao sol, o rei que regula sabiamente o que colocamos em nossos pratos.


Aucun commentaire: