dimanche 15 avril 2018

A aliciella do Seu Meleto

Minha primeira aliciella foi um sucesso ! Fui atrás do meu pai pra saber como ele aprendera a receita. Depois de confabular com minha mãe, se lembraram que meu pai se interessou pela receita por se deliciar com as que fazia o Seu Meleto, sogro da minha tia Marcia, pai de meu tio Dante.
Seu Meleto (Amleto na verdade, mas escrevo como sempre o chamei) infelizmente não está mais entre nós. Ele tinha uma edícula no fundo do terreno da Praia Grande. Eu adorava aquela casa, era quente e aconchegante. Mesmo depois que construiram a casa no centro do terreno, gostava de dormir lá nos fundos, e de sair de bicicleta pra  passar correndo nas poças. Lembro dele e o tio Dante levando a tenda pronta pra praia que era bem pertinho. Aquela tenda enorme sendo levada pelos dois, igualmente grandes para meus olhos de criança, era uma cena impressionante pra mim.
Não me lembro de suas aliciellas, mas da sua companhia sempre alegre e sorridente, de sua tranquilidade e sua grande mesa de bilhar em cima da casa que tinha em Olinda. 
Hoje ainda comi o resto da Aliciella de ontem, essa receita da Calabria na Italia.  Descobri que os pescadores levavam o alice salgado para o barco e produziam estas pastas para serem comidos com "biscotti" que é um pão torrado bem típico do Sul da Itália e eram amolecidos com a água marinha. 

A receita que peguei com meu pai, que ele pegou com seu Meleto, foi feita com as anchovas italianas da Sicilia. Meu pai acrescentou cebolas na receita, eu estou pensando em acrescentar alcaparras, desde que a base que é a salsa e a alice não se estressem com tal acidez. Veremos qual delas passarei pra frente, caso um dia me peçam a receita...

Aucun commentaire: