mercredi 18 avril 2018

Flores e frutos, cores e sabores

 A primavera chegou, e com ela todas as cores que pareciam ter partido hibernar no inverno, feito os ursos. Tudo começa com as florzinhas amarelas que aparecem sozinhas nos galhos secos, antes do frio ir embora e dos dias se prolongarem. Como dizendo chega, frio, sai pra lá.
Depois aparecem outras cores, as flores das cerejeiras brancas e rosas. E antes de maio chegar, surgem nos canteiros as tulipas brotando de um dia pro outro. Uma visita ao Jardim de Luxemburgo se impõe...
Para nossas papilas, os tão esperados morangos. Os espanhóis chegam primeiro, baratos e sem graça. Em seguida os gariguettes, ciflorettes, derretendo na boca quando estão frescos, colhidos no seu momento de maturidade.  Uma das vezes que estivemos na Alemanha nessa época do ano, fomos de bicicleta até uma enorme plantação com as crianças. Compramos morangos e framboesas, muitos devorados na hora.  Lembro das framboesas da Ayla, uma em cada dedo da mão, esperando sua vez de ser devorada. Muitos morangos se salvaram, e foram ajeitados numa torta de morango mais tarde na casa dos nossos amigos.

Em breve chegarão as cerejas. manchando nossas bocas, nossas roupas,  enchendo as mesas francesas de clafoutis e de confitures.
Nessa epoca, até podemos sentir que uma dose de gula é permitida, nesses frutos pequeninos que nos presenteiam com a doçura ácida da vida.  Eles nos convidam a festejar, a nos reunirmos ao redor de coisas simples, como um piquenique entre amigos, para sentar no chão, pisar na grama e, olhando pro céu, agradecer por mais uma primavera.

Aucun commentaire: