lundi 23 avril 2018

Plantando novas sementes

Hoje fui conhecer meu pedacinho de terra no Potager Efemère, Horta efêmera, que leva esse nome pois não sabem até quando ela vai durar.
Um espaço verde em meio à muitos prédios, que me chamou a atenção antes mesmo de me mudar pra cá. 
Desde então, passei em frente admirando as plantas e a atmosfera convivial, com uma grande mesa acolhendo todos os "proprietários" de um pedacinho dali. Sempre quis poder participar de uma comunidade que troca seus grãos, suas experiências e seu espaço, tendo em comum o respeito de estar junto e cuidar de algo junto. Na verdade, é o que deveríamos fazer com o nosso próprio espaço, nosso pedacinho no planeta, não é mesmo ?
Dia desses vi uma conhecida do prédio lá e entrei. Perguntei como poderia fazer para fazer parte daquilo tudo e me inscrevi na lista de espera.
Ontem quando recebi a noticia, fiquei feliz que nem criança que ganha prenda de sorteio. A primeira parcela que a senhora me ofereceu ficava logo atrás de uma árvore, mas não recusei, pensei que bastava plantar algo que não exigisse muito sol... Pois não é que estavam brotando ali batatas e melões ?! Já tinham algumas estacas para os tomateiros também. Iago se empolgou e já começou a cutucar a terra. Um pouco depois, ela me mostrou um outro pedaço menor mas mais ensolarado, dizendo que se pudesse esperar uma semana, poderia ficar com ele. Por conta do sol, topei deixar as batatas e melões.
Minutos depois ela me contactou novamente e voltei para conhecer ainda uma outra, grande e ensolarada ! Meus vizinhos estavam lá, trabalhando a terra cuidadosamente, esperando maio para não correrem nenhum risco de geada...
Me alegro de poder voltar a trabalhar a terra, de combinar as plantas de acordo com suas afinidades, de esvaziar a cabeça tirando as ervas invasivas, de ficar de cócoras como minhas ancestrais indias... e fazer parte dessa nova comunidade, que parou no tempo a sua maneira, ganhando na aproximação e no respeito de um espaço comum.


Aucun commentaire: