mercredi 4 avril 2018

A transmissão no gesto

Estive com a minha querida amiga alemã ontem...lembram-se, a das bananas ?
No meio da nossa divertida conversa, ela me presenteia com um lindo ovo vermelho cozido, que tingira em casa como aprendeu com a família, me contando sobre os festejos da Páscoa na sua infância.
Como já me falara antes, ela sente uma espiritualidade muito grande nas idosas da família, como algo que não se pode transmitir oralmente. Uma presença misteriosa nas mulheres simples, dificil de explicar e entender, transmitidas por gestos. Além do Natal, a Páscoa é uma festa que tem como grande significado esse estar junto, renovando as tradições e perpetuando-as dessa forma, mas com um sentimento especial, a cada geração.
Lembrou-se de quando recolhia com os primos esses ovos coloridos no gramado durante essas festas em família. Ou então, do ritual da pintura dos ovos que eram esvaziados previamente. Fabricavam com os ovos pintados e os cozidos, lindas cestas para presentear quem viesse visitá-los no dia em que a "Lebre da Páscoa" passara...

Ao chegar em casa e contar pro Iago, me surpreendi que a sua professora de alemão trouxera um ovo vazio pra cada um dos seus alunos, repetindo também com eles a pintura dos ovos. Em seguida, juntaram os ovos pintados através de um fio, que atravessava cada ovo, de lado a lado. 
Dividi então, com ambos, em momentos diferentes do dia, a gostosa e divertida lembrança de quando participei quando criança dessa tradição na casa da Nona, que anos depois iria celebrar com o Nono meu casamento...
A Nona era casada com o Nono, italiano. Mas sua mãe que morava com eles era alemã. A Oma transmitiu a tradição à Nona que tentou nos ensinar o gesto da pintura dos ovos vazios. Me lembro da precisão de seu gesto numa pintura fina e delicada, e claro, do contraste dos nossos traços grosseiros de criança. O resultado realmente não era o mesmo, e rimos muito com essa minha impressão de incompreensão, porque não conseguia pintar tão bem quanto ela.
Lembranças doces, divididas e transmitidas com um gosto muito mais especial e duradouro do que nos trazem os ovos de chocolate de hoje em dia. 

Aucun commentaire: