dimanche 22 avril 2018

Consumir local e de estação

Ando percebendo que pouco a pouco tenho mudado meus hábitos alimentares... e pra melhor. Sei que ainda tenho muito a corrigir, mas acredito que até passar dessa pra melhor ja tenha alcancado uma certa sabedoria sobre o assunto... assim espero...
Antes de vir para a França, nunca prestara antenção aos frutos e legumes da estação. Tinha vontade de comer morango, ia atrás, abacaxi, mexirica, pessego. E sem a minima preocupação se o produto vinha da região ou não, isso sem entrar no âmbito dos orgânicos...
Por aqui tive a sorte de ter sido guiada por várias pessoas diferentes pelos marchés, onde aprendi a me encantar com a beleza e o frescor dos produtos locais. Poder me aproximar desse costume de consumir local, e da estação é auto sustentavel pra todo mundo : o planeta, o real produtor e talvez mesmo um outro equilibrio muito mais profundo ligado a terra, e as nossas próprias necessidades como seres humanos. 
Consumir as laranjas e mexiricas do inverno, nos carregam de vitamina C e nos protegem dos virus que podem se aproveitar da falta dela. Isso sem falar da qualidade de uma boa laranja consumida na sua estação.
Esse ano não comprei tomates no inverno, somente os cerejas, pois continuavam com boa qualidade. Também não comprei abobrinhas e beringelas, assim, estamos ha quase seis meses sem comer ratatouille. Mas fiz algumas sopas de abóboras e cenouras de inverno, pra nos esquentar e nos nutrir do que precisávamos nesse periodo.
Nas nossas viagens começamos a fazer o mesmo, procurando experimentar os produtos locais, os pratos tipicos das regiões que visitamos e levar pra casa os queijos, biscoitos e bebidas artesanais.
Hoje terminamos nossa viagem assim, num restaurante à beira mar, comendo peixes. Em breve, estarei mais ainda nesse ciclo, plantando e colhendo meus próprios legumes na Horta Coletiva do bairro, onde acabei de ganhar um espaço de terra, como fazia na nossa horta de Cotia. Iago quer plantar pepinos, já podemos plantar os pés de tomate, que colherei no fim do verão e até pés de alface.
De um esforço pequeno e constante, podemos pouco a pouco mudar pequenas coisas no nosso dia a dia, que assim poderão ajudar a economia local e de quebra, a nossa saúde. 

Meu prato de hoje, Risoto de langoustines.

Aucun commentaire: