mardi 10 avril 2018

Sopro de ar fresco

Ao me sentar no trem logo percebi uma garota, talvez da idade do Iago, que comia delicadamente uma bomba. Pela cobertura brilhante e marrom, devia ser de caramelo. A delicadeza era tanta que ela conseguia ao mesmo tempo manter a bomba firme entre um envelope em cartao usando dois dedos, e com um terceiro ia empurrando-a por baixo, dando pequenas mordidas e mastigando lentamente. O avô, imagino que fosse, a observava vez ou outra, e a cada vez ela o oferecia um pedaço com um movimento de cabeça. Terminou sem uma migalha em torno da boca, e com os dedos praticamente limpos.
Delicadeza e destreza, me fez pensar imediatamente na minha amiga Fred. Igualmente loura, mas muito mais sorridente, Alias, acho que foi esse sorriso que nos aproximou, quando nossos filhos eram ainda bebes. Eu, ha pouco na França, cruzava sempre com ela com seu filho nos braços, enchendo -o de beijos. Nossos olhos se cruzavam e sorriamos com uma certa cumplicidade, como se partilhassemos esse amor de mae. Logo, os meninos começaram a estudar juntos, e ficaram amigos. Nos aproximamos mais, e passamos a ir a escola juntas para levar as crianças.Descobrimos que ambas gostavamos de escrever, e de conversar... A amizade que tinha nascido de um sorriso se aprofundara na confirmaçao das nossas enormes afinidades. Muitos aperitivos, confidencias, aniversarios que comemoramos  com seus crepes especiais.
Fred nao é muito de comer doces, mas os faz como os grandes chefes patissiers. A massa do seu crepe é preparada sempre na vespera, ou pelo menos algumas horas antes, para arejar o suficiente. Seus "canistralis", biscoitos corsas de receita herdada do pai, também sao sucesso absoluto.
Mas o que seria de uma boa comida, sem a sua companhia.  A cada encontro a certeza de uma cumplicidade profunda e inabalavel. Uma escuta infinita;  de disponibilidade. Ela areja a massa e também representa um sopro de ar puro na minha vida...
Quando precisar sei que posso contar com seus longos e apertados abraços, doces e generosos. Assim como ela permite a massa de se arejar, é um sopro de ar fresco nos meus dias...

Aucun commentaire: