vendredi 13 avril 2018

Num canto silencioso do Japao

Ao acordar, assisti encantada ao video da Marcia, que, em viagem ao Japão, filmou uma casa que teria sido da familia Amino. 
Ouvindo o barulho de seus passos nas folhas secas, vou descobrindo sua visão do espaço com encantamento e curiosidade. A casa clara de lindos lustres, que deviam iluminar uma  das portas, estava com as venezianas fechadas. Uma grande porta de madeira me fez imaginar uma enorme porta de correr, dessas que abrem toda uma peça da casa, que permite o arejar. Imaginei os sapatos deixados no beiral da varanda, numa noite quente de verão, onde estão todos sentados respirando o ar puro do bosque.
Sim, havia um bosque, com pedras traçando um caminho por ele, levando a uma escultura e estátuas de tsuru. Até uma ponte suspensa existia nessa casa de sonho...que é real.
Sonho era a casa do desenho de Hayao Miyazaki, "Meu vizinho Totoro". No inicio do filme, atravessamos juntos os arrozais japoneses até a chegada da nova casa da familia deliciosa da história. Casa misteriosa, com a mesma porta de correr, a mesma brisa de uma noite quente de verão. A simplicidade dos espaços amplos e vazios, que conseguem ser aconchegantes. A grande árvore, que parece guardar a casa e seus bichinhos misteriosos...
Será que o perfume de orvalho é diferente do daqui ? E do do Brasil ? A água era pega no poço, pra ser usada na cozinha, rústica e funcional, onde a menina mais velha preparava seus oniguiris e bentôs. Os animais sagrados que permeiam a história e a vida das meninas nos envolvem a ponto de querermos que eles existam... Uma doce poesia, com gosto de  infância ! 
Estive por alguns minutos junto contigo ai, Ma, nesse lugar silencioso, que inspira histórias e me fez querer registrar o que senti nessa manhã, ao escutar somente seus passos nesse registro.

Aucun commentaire: