samedi 21 avril 2018

O tempo e a força da natureza

Hoje foi dia de caminhada. Tínhamos duas opções. O primeiro trajeto à direita da praia, com uma catedral e outras coisas. O segundo partia da praia à esquerda, passando por cima das falésias, tendo a vista aérea das praias, umas quatro que se seguiam; todas com arcos de passagem na maré baixa. Resolvemos pegar a esquerda.  Traçando o caminho indicado, a vista não podia deixar de ser incrivel, mas na primeira indicação de descida não pudemos resistir...como seria o inicio dessa aventura ?
O que no começo eram corrimãos, se transformaram em cordas para ajudar as descidas ingrimes quando as coxas falhavam...e ainda bem que as cordas estavam lá... A primeira escada enferrujada de pirata nos esperava no final, para alcançarmos a primeira praia de pedra. Foram vários arcos cercados de pedras limbosas e escorregadias, que me lembraram as caminhadas às pedras de mergulho em Boissucanga. Para evitar o escorregão não bastava escolher bem onde por o pé, era preciso sentir a superficie com toda a atenção possivel e então soltar o peso. Vacilava, dançava, era tombo na certa. Hoje não levei nenhum, mas assisti alguns do impaciente e apressado Iago. Tudo ao seu tempo. Minúsculas cascatas de água doce nos surpreenderam no caminho, todinho acompanhado com o perfume tão nostálgico das algas da costa de Olinda.
Entre cordas e escadas de piratas, chegamos à última praia, onde não haviam mais arcos para atravessar. Não pude deixar de imaginar navios piratas encostando naquela costa e acessando aquelas pedras perfeitas para se esconder um tesouro...
 Tempo de descanso e piquenique, ao som das águas calmas.
Estávamos na Praia de Antifer, que alcançamos em 45 minutos de caminhada.
Na volta, fomos pelo alto das falésias, descobrindo os refúgios e as danças das gaivotas, até um helicóptero dos bombeiros chamar a atenção de todos. A maré tinha pego alguns desatentos de surpresa...

Não se brinca com a força da natureza, e hoje senti o quanto ela ainda tem a me ensinar...