mardi 3 avril 2018

O brilho de quem ama o que faz

Deve fazer uns seis anos que comecei a frequentar a Associação de ginastica da cidade. Queria muito fazer yoga, mas ela era a única que tinha os horários que combinavam com os das crianças na escola. Fui experimentar e gostei.
Professor da geração da minha mãe, de família de Guadalupe, Jean Pierre tem um bom humor inabalável; também pudera, rodeado de mulheres de todas as idades rindo de suas piadinhas e sorrindo depois de suas palavras de incentivo !
Fui ficando, fazendo novas amizades, levando amigas antigas para as aulas e de um dia pro outro, tinha me transformado na secretária do grupo, mandando e mails avisando das faltas dele, das férias e das festas que organizava. 
Esse ano, depois das férias de Natal ele ficou muito doente...devido à uma gripe mau curada, desenvolveu uma pericardite. Resultado, três meses de licença de trabalho, para o desespero de suas alunas adictas ao esporte, e à ele. 
Mais dia, menos dia ele acabou conseguindo encontrar um substituto para algumas de suas aulas. Nas primeiras aulas o rapaz quase acabou com a gente, e mais a faixa que passava dos setenta...a gente insistiu, sem querer acreditar que não estava tão em forma assim, mas a turma mais "avançada" acabou deixando a aula pra lá, esperando ansiosamente o retorno do mestre da voz doce e da pele dourada... 
Acompanhei o restabelecimento dele, almoçamos juntos aproveitando para atualizar a lista de alunos, e levantar um pouco seu astral. À beira da aposentadoria ser obrigado a parar completamente foi uma prova difícil para esse esportista de carteirinha. E não foi só pelos benefícios que o esporte traz,  mas pela atmosfera leve e divertida das aulas de ginástica e nambudô que, de uma hora pra outra, fôra obrigado a abandonar.
Hoje eu estava lá, entre as senhoras que o aplaudiram no seu retorno. O brilho em seu olhar foi indescritível, era muita felicidade num homem só. Dirigiu a aula como se nunca tivesse deixado de estar lá, como se fosse ali o seu lugar.
Foi tocante vê-lo se realizar fazendo o que gosta, e ainda fazendo bem pra mais trinta... 


Aucun commentaire: