O mais legal ainda era a inspiração : a lenda dos indios sul-americanos sobre o colibri.
Diz a lenda que numa floresta densa um grande incendio começou. Todos os animais se refugiaram desesperados numa clareira, enquanto um minúsculo colibri corria de um lado para o outro enchendo seu bico de agua e jogando sobre o fogo. Muitos começaram a caçoar dele, dizendo que ele era louco. Ele só respondeu que, ao menos, estava fazendo a sua parte.
Sei o quanto isso é importante, fazer a minha parte no pedacinho que me cabe, minha casa, meus amigos, as pessoas que cruzo. No que procuro comprar, no que jogo fora, nos gestos e palavras que exigem mudança. A maior parte do tempo é muito dificil. Consumir com consciencia, ajudando o pequeno produtor, exige um gasto maior. Se preocupar com os produtos que uso também. Selecionar o lixo e jogar fora tudo separado, da um trabalhão danado.
Mas ao menos tenho a consciencia tranquila, pois sei que estou tentando fazer a minha parte e nao ser cumplice daqueles que pensam no lucro acima de tudo, de todos e do futuro do planeta.
E o mais dificil é mudar de atitude, de habito, evitar o ranço machista e preconceituoso que ainda mora em mim, as vezes nos pequenos gestos. Mexer nisso também é fazer a minha parte.
Na foto, crianças fazendo uma esponja com pedaços de meias
Pode parecer distante, mas se nao agirmos como o colibri da lenda, nada ao nosso redor ira mudar.
Basta começar a fazer a sua parte...
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire