jeudi 3 mai 2018

Buraco valioso

Paris me pareceu enorme hoje. Muito maior do que eu sempre pensei.
Lá vou eu num "Fórum de profissões que contratam". Só da área social. 
Tudo bem, cheguei um pouco atrasada. As 11h da manha, a fila dava quatro voltas. Todo o quarteirão. Me senti pequenininha, a ponto de me sentir completamente desnecessaria. Tanta gente diferente, precisando de um emprego, e eu ali, despreparada, dez anos sem trabalhar. Sem pensar duas vezes, fui embora. 
Esses dez anos que passei cuidando do Iago e dos meninos, no meu CV, é chamado de buraco. Um buraco, eu ter parado de ganhar dinheiro, um buraco eu trabalhar sete dias por semana exercendo funções repetitivas e interminaveis. Sem pressão, fato. Sem horario, verdade. Mas invisivel e sem nenhum reconhecimento. Pois esse "buraco" é muito valioso, talvez onde eu mais tenha contribuido pra alguma coisa nessa vida, e devia receber o devido valor.

Fui andando, pra espairecer. Meio sem rumo, cruzando as pessoas nas ruas, homens uniformizados nas obras, mulheres em salto fumando do lado de fora dos bancos. Muitos grupos ja saindo pra almoçar, jovens e elegantes. Restaurantes começando a encher, e seus garçons de idades variadas, ja esbaforidos mesmo antes do meio dia. Qual percurso cada um deles passou para estar ali naquele emprego ? Quantas entrevistas rejeitadas tiveram antes de conseguirem-no ? Tendo que provar seu valor, sua capacidade e suas competências ?
Me pergunto se estou pronta pra tudo isso... se um dia estarei, se é que algum dia estive... Talvez eu viva num outro planeta, o da horta coletiva, ou dos mosaicos imprevisiveis... onde me sinto viva e produtiva.

Aucun commentaire: