lundi 7 mai 2018

Escuta com respeito

Assistindo o noticiário do meio dia, me emocionei com o lançamento do filme "Monsieur je sais tout". A história fala da relação de um menino que tem a Sindrome de Asperger, um tipo de autismo, e seu tio treinador de futebol. 
Me lembrei de um aluno que acompanhei como Psicóloga Escolar numa das escolas que trabalhei. Extremamente inteligente, Leonardo (nome ficticio),  em classe era disputado pelos colegas, que pediam sua ajuda; enquanto nas quadras das aulas de esporte, se integrava dificilmente ao grupo. Uma grande ajuda que tinhamos era a do professor de Educação Fisica, Fabiano (tb ficticio). Experiente, afetuoso, com leveza e naturalidade, graças a ele, certamente Leonardo pôde viver momentos especiais no seu período escolar. Pois, como é tipico de crianças com essa síndrome, as relações sociais são dificeis e delicadas. E Fabiano conseguia dar a atenção que ele precisava, acalmando sua ansiedade sem lhe forçar a fazer o que se esperava das crianças, mas fazendo com que ele fizesse ao menos alguma coisa. O maior exemplo que pude acompanhar, foi quando a equipe conseguiu que ele participasse do acampamento anual da escola. Me lembro ainda das dificuldades que enfrentou, de simples passeios à lamaçais e tobogãs...tendo que superar seus medos, e conseguindo , com a retaguarda da nossa equipe tão unida daquela época.
Profissionais como Fabiano são imprescindiveis, verdadeiros aliados da educação que respeita a criança como ela é, procurando ao mesmo tempo incentivá-la a avançar e acreditar em si mesma. Só com essa atitude de escuta as crianças poderão, Asperger ou não,  crescer e se desenvolver plenamente.
Me pergunto onde anda Leonardo, nos seus 20 anos de idade...

Aucun commentaire: