vendredi 18 mai 2018

Delicadeza paterna

Mais um filme politicamente incorreto. Mais um pai que nega a paternidade de uma pequena adoravelmente malandra, igualzinha ao tal do pai. Confirmou o que eu já pensava : a presença do pai na criação do filho é muito mais importante do que a gente imagina. Sim, ali, do lado da mãe, em todos os momentos. 
Há anos atrás fiz um estágio numa creche na Vila Mariana. Folheando os arquivos dos registros das crianças percebi que a imensa maioria das crianças não tinha o nome do pai no registro. Não era um terço, nem metade, era a imensa maioria. Tem algo errado ai, não ? 
E pai presente não é só no "sustento" não, que nesse sentido, isso quase nem existe mais, pois felizmente essa função é dividida.
 Sustento hoje é estar ali, de posicionamento em conjunto com a parceira, com a escuta e a disposição necessária, com a empatia precisa. E por quê não ir mais longe, com a delicadeza que é tão bonita quando transborda no homem, que pode ser tão natural e importante quanto à disponibilidade da mulher. 
Quer coisa mais linda que um pai que dá o exemplo, em casa e na vida, que tem iniciativa, que divide a faxina e a louça com a parceira ? Que divide a leitura antes de dormir, a barriga no fogão, e os passeios de bicicleta ? Quer maior exemplo que esse para os filhos, que crescem assistindo um entrosamento intimo e cúmplice, certamente algo que eles vão querer repetir no futuro.
Tive sorte, a presença do meu pai em alguns detalhes delicados deixaram um traço de cuidado único. Atenções como quando ele deixava uma rodela de pão com maionese sobre o prato de cada uma de nós, antes da janta. Ou de trazer algo na nossa boca para que experimentássemos, as vezes algo que nunca tínhamos provado. E de quando preparava gym tonica fraquinho, pra que me  familiarizasse pouco a pouco com o álcool.
Prezo essa delicadeza. Espero que esteja plantando nos meus meninos, para que eles se exerçam assim, como pais, caso o sejam um dia. Para que sejam eles, definitivamente, a mudança de paradigma.


Aucun commentaire: