mercredi 23 mai 2018

Caminho de parceria

Pai puxando orelha de filho : "Tem que tomar um rumo cara, até quando vou te sustentar ?" Filho responde rápido :" Não se preocupe que daqui há alguns anos será a minha vez..." e emenda imitando o pai, e claro, depois a mãe. Rimos muito, mas ele ficou sério, preocupado em um dia vir a ser dependente dos outros. 
Não sei se temos escolha em relação à isso, e, caso possamos ter alguma, seria  do caminho que iremos percorrer para chegar longe, nas melhores condições possiveis. Esse pavor da depêndencia reflete também a falta de confiança no outro, como se, no fundo, a gente achasse que não pode contar com ninguém. Ao mesmo tempo, dá pra entender essa insegurança, tamanha a superficialidade das relações, a ausência de diálogo, de escuta. Sem parceria, não há confiança... dificil preparar um futuro em comum...
A tarde, no caixa à minha frente, um casal de mais de oitenta. Pairava no ar essa confiança que nos falta hoje. Se olhavam e sabiam o que fazer, tinham intimidade. Talvez tenham anos de cumplicidade e parceria, construídas e alimentadas em volta de uma lareira, ou em cadeiras de balanço numa tarde quente de verão. Talvez tenham essa preciosa intimidade e confiança de que, enquanto estiverem vivos, estarão - um para o outro.
 Talvez seja apenas um anseio meu, na esperança que exista um belo fim.


Aucun commentaire: