jeudi 31 mai 2018

Solidariedade vem primeiro

Dia de exame de contrabaixo. Cinco anos de trabalho sendo avaliados, para passarem do ciclo I ao ciclo II. Todas as crianças que tocam intrumentos à cordas nessas condições estavam sendo avaliadas hoje, por um juri externo e o diretor do conservatório. 
Iago estava tenso, mas concentrado. Chegamos cedo, ele afinou seu instrumento, tocou um pouco. Sentada, eu tentava parecer descontraida, mas não estava. Queria que o momento parecesse natural, que o resultado não parecesse importante. E realmente não é.
De que adianta passar de ciclo e continuar a trabalhar a música por obrigação, sem sentir prazer, sem se alimentar desse gesto ?
Após duas horas, o resultado foi divulgado pelo próprio diretor. Apenas três crianças não conseguiram passar de ciclo, mas o diretor insistiu para todos que não o considerassem como um fracasso. Mas pra crianças de dez anos não é tão simples assim...
Um dos amigos do Iago estava entre esses três, e ele e o outro amigo que também fôra aprovado, imediatamente o abraçaram e consolaram num gesto solidário. Sua aprovação não tinha a menor importância diante da decepção e do sofrimento do amigo. Ficaram ali, por longos minutos, sentados no chão bem junto à ele, acariciando-o, abraçando-o; dizendo que era só um exame, nada mais.
Nessas horas vejo que o ser humano tem tudo pra dar certo, enquanto tiver esse amor puro e sincero no coração e na atitude. Em que momentos nós, adultos,  nos perdemos ?

Aucun commentaire: